quarta-feira, 17 de junho de 2020

Aposente cedo ponto com!!!

Conteúdo bom, é conteúdo compartilhado! Vitória boa, é vitória compartilhada! Só podemos chegar ao ápice contando com ótimas pessoas ao nosso redor!
E com certeza, atitudes como essa, coloca nosso amigo Aposente Cedo ao redor de muita gente, muita gente boa!
Segue compartilhamento do post, e não é uma indicação, não é um incentivo, é apenas uma ideia! Faça se a achar conveniente a você! Aliás, como diria nosso amigo ludwig von mises "ideias e somente ideias podem iluminar a escuridão"

Give and take!!!


Link; https://www.aposentecedo.com/2020/06/doar-sem-gastar.html?m=1
Doar sem gastar
Cashback integral de doações. Este é o post mais importante que escrevi até o momento, portanto, agradeço se puder compartilhar nos grupos de WhatsApp, e-mails, Facebook, em seu blog ou canal de Youtube (fique à vontade para copiar e colar, não faço questão de ter o crédito, mas de espalhar a corrente do bem).
Mensalmente faço pequenas doações em dinheiro para instituições que acredito e, semestralmente, faço doações de roupas e outros bens. Preciso confessar, porém, que os valores que doo são ínfimos diante da minha renda e patrimônio. Quanto mais me aproximo da aposentadoria precoce, mas chego à conclusão de que devo contribuir mais para a sociedade e com aqueles que mais necessitam. Como todo bom FIREe, procuro economizar onde for possível, assim como maximizar meus impostos, por isso venho pesquisando cada vez mais meios de realizar doações e fazer valer as possíveis deduções de impostos previstas na lei poderíamos entrar aqui numa longa discussão sobre a finalidade de uma doação esse o bem maior buscado pelo doador seria autossatisfação e não ajudar ao próximo, mas prefiro deixar isso para outro momento. Acredito que o que irei escrever a seguir Sirva como uma ótima introdução ao mundo da filantropia para aqueles que gostariam de fazer um bem ao próximo sem gastar absolutamente nenhum dinheiro, portanto peço a leitura atenta das questões a seguir:
O assunto que quero abordar está detalhado no link abaixo:
https://www.seudinheiro.com/2019/imposto-de-renda/doacoes-incentivadas-2019/
Resumindo, você pode, ao invés de simplesmente pagar o imposto de renda, utilizar parte do valor devido (até 6% caso você tenha feito a doação no ano fiscal anterior ou até 3% no mesmo ano, antes da declaração de IRPF) para doar para instituições devidamente cadastradas pelo governo. Isso também serve para quem tem imposto a RESTITUIR, pois o valor doado será acrescido /devolvido em sua restituição.
Desta forma, você estará fazendo doações a instituições que acredita sem gastar absolutamente nada, visto que você será restituído integralmente do valor doado através da diminuição do imposto que você pagaria de qualquer jeito ou aumentando sua restituição. Esta também é uma forma de saber exatamente para onde está indo o imposto sobre a tão suada renda que você produziu, diminuindo a velha reclamação de que você não sabe o que o governo faz com seu dinheiro. Você deve observar os limites de doação restituíveis no link mencionado acima e na legislação pertinente.
Então, caro leitor, caso você não tem ainda o hábito de fazer doações, este é um bom começo. Sugiro que você não se limite a realizar doações nas quais consiga cashback. Independentemente de qualquer retorno financeiro, procure ajudar aqueles que precisam e não tiveram a estrutura que você teve, seja para uma causa educativa, cultural, dos animais, da Criança, do idoso, ou do que você acreditar e simpatizar.
Um exemplo de instituição para doar, com um tutorial prático:
https://doepequenoprincipe.org.br/impostoderenda/faca-sua-doacao/
Outro link com tutorial prático para fazer a doação diretamente na declaração de IRPF (neste caso, limitado a 3%, já que você não fez no ano fiscal anterior):
https://economia.uol.com.br/imposto-de-renda/duvidas/ir-2019-como-doar-parte-imposto-para-causas-sociais-eca.htm
Tenho como meta pessoal, uma vez atingida a independência financeira (falta pouco!), fixar doações entre 10% e o limite de minha renda passiva, desde que não prejudique meu orçamento familiar programado. Nestas doações se incluem tanto as que poderei ter algum tipo de cashback, quanto as que não conseguirei ter, bem como doações diretamente a pessoas físicas, parte de minha família que mais necessite, amigos que possam estar precisando ou causas não regulamentadas. Lembre-se que toda iniciativa de valor começa pequena e a maioria daqueles que organizam um projeto social ou colaborativo inicia na informalidade, portanto, caso você conheça algum projeto nessa situação, não só colabore financeiramente, como também busque instruir, agora que você tem as informações acima, como torná-lo legal e apto a receber verbas do governo e aumentar o poder de arrecadação de doadores.
Você pode ter sim muitos méritos próprios para ter chegado à independência financeira e ter a possibilidade de se aposentar cedo, mas se lembre de que você nunca conseguiria isso sozinho. Tenho certeza que em algum momento da vida você contou com o apoio de familiares, amigos e estranhos. Às vezes um simples ato pode mudar a forma de ver o mundo e espero que esse post seja um desses atos em sua vida, ajudando você a se tornar uma pessoa ainda melhor e, indiretamente, ajudando todos aqueles que receberão suas doações daqui para frente.
Como a maioria dos brasileiros deixa para fazer a declaração de IRPF nos últimos dias de prazo, espalhe essa mensagem o quanto antes, já que estamos nas duas últimas semanas de prazo neste ano. Se souber de alguma instituição de confiança, não deixe de indicar nos comentários.

“Não posso fazer todo o bem que o mundo precisa, mas o mundo precisa de todo o bem que eu possa fazer.” – Jana Stanfield

7 comentários:

  1. Olá One, obrigado pela menção honrosa e pelas colocações. Espero que seus leitores (acabei de virar um) possam multiplicar as doações.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É um prazer em tê-lo por aqui, Aposente Cedo! Seja bem vindo, juntos somos maiores!

    ResponderExcluir
  3. I don't know who you are but I was surprised and happy to see old Bogson listed on your BlogRoll. I loved the text and even more the inspiring final sentence, by Jana Stanfield. But, unfortunately and unlike you, I never achieved my financial independence. At last, I would like to thank Google Translate, 'cause I don't speak English (another fault of mine). As Dr. Spock would say, long and prosperous life to you and your blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande (imagino eu) Jotabê, olá! Teus textos são excepcionais, meu caro! Logo, lugar garantido no meu blogroll...

      Agora, como diria João Lennon, Imagine: estou levantando a palma da minha mão para a frente e o polegar estendido, enquanto os quatro dedos se separam no meio, com dois dedos juntos de cada lado.
      Saudações!

      Excluir
    2. Eu não pude resistir à tentação de fazer a brincadeira do inglês. Mas estou confuso. Você é um dos "heterônimos" do GRF? E, sinceramente, fico espantado e feliz por uma avaliação tão superlativa das bobagens que escrevo. Não como retribuição, mas por achar seu blog totalmente demais, vou incluí-lo no Blogroll do velho Blogson. Apenas mate minha curiosidade: desde quando acessa o blog e que tipo de estilo/assunto te atrai? Abraços.

      Excluir
    3. Brinque bastante, brincar é relembrar a infância, algo que não devemos cessar nunca, algo que tornará nosso mundo um lugar melhor :) E não sei o que é um heterônimo...

      Acesso teu blog desde o começo do ano, conheci através do blog do Amigo Scant... É difícil dizer, mas gosto de teus textos, da forma como escreve, como os textos modelam, enfim, um emaranhado de atrativos!

      Excluir
    4. eu também não sabia o que era heterônimo, até ler sobre Fernando Pessoa. O cara escreveu porrilhões de textos e poemas geniais usando nomes diferentes (muitos, muitos). Cada nome tinha um estilo e uma personalidade diferente. Muito louco. Achei que One seria um "heterônimo" para Scant. Eu vou contar uma história no blog sobre meus textos, mas estou muito ocupado com um programa de índio que arrumei. De índio não, da taba inteira. Abraços.

      Excluir

Postagens mais visitadas

Para ler de tempos em tempos...

One

O infinito é algo que eu não posso alcançar, mas mesmo assim eu o aspiro como o recém-nascido aspira ao leite quando está com fome. Sedento...